quarta-feira, 27 de maio de 2015

Colagénio saboroso e refrescante :)

Já ouviu falar de colagénio?
Esta proteína é fundamental para o funcionamento adequado da cartilagem articular. O colagénio é a proteína mais abundante do organismo humano (1/3 da proteína do corpo) e apresenta-se em mais de dez tipos diferentes, com composições e funções distintas.
O colagénio fortalece os tecidos, promove elasticidade e dá resistência à pele, aos músculos, tendões, meniscos, ligamentos, veias, vasos e artérias, além de realizar a distribuição de fluidos em vasos sanguíneos e linfáticos. Bestial não acha?
A sua função vai muito para além da estética à qual está muito associada. O colagénio é obtido em grande parte através da alimentação.
Hoje vamos experimentar uma sobremesa que é rica em colagénio.
Uma fresca e deliciosa gelatina ;) 
À temperatura ambiente, a gelatina apresenta-se com a forma molecular de uma espiral tripla (fazendo lembrar uma trança), uma estrutura organizada semelhante à do DNA. Na proteína da gelatina são três cadeias de aminoácidos separadas (cadeias de polipeptídeos) que se alinham e são trançadas uma em volta da outra. A espiral é unido por ligações fracas entre os aminoácidos localizados dentro da espiral.

O que acontece á gelatina quando colocamos a água quente?
A energia da água quente é suficiente para quebrar as ligações que unem as tranças de aminoácidos, fazendo com que a estrutura se desfaça e as cadeias de polipeptídeos fiquem a boiar na solução. Depois durante o arrefecimento as cadeias começam a organizar-se novamente e a formar nova cadeia helicoidal. Mas como o processo é lento (e a estrutura foi muito desorganizada com a água quente) as cadeias não se formam na perfeição e vão deixando falhas, a água durante este processo entra nestas falhas entre as cadeias. A cadeia de proteína que resulta do arrefecimento dá-nos  o formato da gelatina e  o "treme treme" característico da gelatina é resultado da água que vai preenchendo as falhas da estrutura.
Vamos lá então tomar nota desta receita tão fácil, fresca e muito saudável.


Gelatina de Tutti-fruti com iogurte e raspa de lima:
(para quatro taças)
um pacote de pó de gelatina Tutti-fruti que faça meio litro de gelatina
300 ml água
2 iogurtes naturais (pode ser substituído por coalhada de Kefir)
raspa de 1 lima
quatro folhinhas de hortelã


Prepare a sua bancada e inicie a experiência...
Num copo misturador misturar o pó na água a ferver.
Deixar arrefecer um pouco e juntar o iogurte.
Misturar com a varinha mágica.
Deitar em tacinhas e levar ao frio para solidificar. Na altura de servir polvilhar com raspa de lima e enfeitar com hortelã.





P.S- A gelatina é uma opção muito saudável como sobremesa pois fornece colagénio e também tem poucas calorias, uma porção de 120 gr desta sobremesa  terá aproximadamente 45 Calorias.
É por isso uma bela opção para esta altura do ano em  que não queremos o corpinho a tremer como gelatina :)
Experimente é muito saudável e refrescante! 








terça-feira, 19 de maio de 2015

Produto final da Reacção de Maillard :)

A caramelização é o nome dado à reacção química que ocorre quando qualquer açúcar é aquecido ao ponto em que as suas moléculas começam a sofrer quebra. Essa "destruição" dispara uma cascata de reacções químicas. De um tipo de molécula sem odor, em forma de cristais doces, o cozimento gera centenas de novos e diferentes compostos. Quanto mais o açúcar é cozido, mais escuro e amargo fica. As belas cores resultantes da caramelização, viajam entre o ocre e o castanho escuro.
Quando o açúcar é cozido com ingredientes que incluem proteínas ou aminoácidos (leite ou creme de leite por exemplo), alguns açucares participam (em conjunto com as proteínas e aminoácidos) em reacções químicas como as de Maillard,  produzindo um grande espectro de compostos, com um aroma e odor incrível.
...
Já conseguem adivinhar o resultado desta doce experiência? 
Claro...um pudim :)
Esta introdução serviu para ficarmos a perceber a química envolvida nesta experiência com os tachos, porque o que queremos mesmo...é provar o resultado destas reacções químicas :)

Segue então a receita do Pudim da Tia Ni:

2 ovos inteiros
10 gemas
500gr açúcar
1/2 L leite
2 colheres de sopa de farinha Maizena
Sumo de 1 laranja

Bate-se tudo...
"Unta-se" a forma de pudim com caramelo e enche-se com o preparado anterior.
Coze-se na panela de pressão durante 30 Min.



P.S- Antes de comer o pudim, lembre-se que cada fatia de pudim tem aproximadamente 138 Kcal.
        E se comer demais...depois não se queixe do braço de pudim ;)
        Bom apetite :) 


  

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Tarte de oito queijos com doce de cereja

Hoje vamos partilhar uma variante da tarte de oito queijos da Sara, com doce de cereja.
Os ingredientes são os seguintes:
8 queijos vaca que ri;
4 ovos;
um pacote de natas;
1 iogurte natural e com o copo deste medir:
um copo de leite;
um copo e meio de açúcar;
um copo e meio de farinha;
Deita-se tudo numa caçarola alta e mistura-se com a varinha mágica
Leva-se ao forno em forma untada de manteiga e farinha, a 140️, 40 Min
Deixa-se amornar e cobre-se com um doce ou com açúcar e canela.




P.S- Lembre-se sempre que refeições saudáveis são aquelas que incluem alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas ás fases do curso de vida. O número de refeições devem ser três (pequeno almoço, almoço e jantar) intercaladas por pequenos lanches. Se comer demasiada tarte aproveite estas noites mais quentes e vá fazer uma caminhada :)  
Bom apetite!Sinal de mão indicando OK

domingo, 10 de maio de 2015

A alquimia dos tachos

Este blogue nasce da necessidade de partilhar as experiências culinárias na cozinha de um grupo de cientistas ou alquimistas dos tachos :)
Aqui vão ser partilhados os produtos finais das nossas operações alquímicas, Vamos transformar ingredientes em belas e deliciosas receitas.
Porque a cozinha é um laboratório, sejam bem vindos ao laboratório da gula.


P.S- Coma com moderação. Tenha uma vida saudável e não se esqueça de praticar exercício físico. Não nos responsabilizamos pelo aumento de peso ou colesterol alto.
Depois não digam que não foram avisados destes efeitos secundários :)