quarta-feira, 27 de maio de 2015

Colagénio saboroso e refrescante :)

Já ouviu falar de colagénio?
Esta proteína é fundamental para o funcionamento adequado da cartilagem articular. O colagénio é a proteína mais abundante do organismo humano (1/3 da proteína do corpo) e apresenta-se em mais de dez tipos diferentes, com composições e funções distintas.
O colagénio fortalece os tecidos, promove elasticidade e dá resistência à pele, aos músculos, tendões, meniscos, ligamentos, veias, vasos e artérias, além de realizar a distribuição de fluidos em vasos sanguíneos e linfáticos. Bestial não acha?
A sua função vai muito para além da estética à qual está muito associada. O colagénio é obtido em grande parte através da alimentação.
Hoje vamos experimentar uma sobremesa que é rica em colagénio.
Uma fresca e deliciosa gelatina ;) 
À temperatura ambiente, a gelatina apresenta-se com a forma molecular de uma espiral tripla (fazendo lembrar uma trança), uma estrutura organizada semelhante à do DNA. Na proteína da gelatina são três cadeias de aminoácidos separadas (cadeias de polipeptídeos) que se alinham e são trançadas uma em volta da outra. A espiral é unido por ligações fracas entre os aminoácidos localizados dentro da espiral.

O que acontece á gelatina quando colocamos a água quente?
A energia da água quente é suficiente para quebrar as ligações que unem as tranças de aminoácidos, fazendo com que a estrutura se desfaça e as cadeias de polipeptídeos fiquem a boiar na solução. Depois durante o arrefecimento as cadeias começam a organizar-se novamente e a formar nova cadeia helicoidal. Mas como o processo é lento (e a estrutura foi muito desorganizada com a água quente) as cadeias não se formam na perfeição e vão deixando falhas, a água durante este processo entra nestas falhas entre as cadeias. A cadeia de proteína que resulta do arrefecimento dá-nos  o formato da gelatina e  o "treme treme" característico da gelatina é resultado da água que vai preenchendo as falhas da estrutura.
Vamos lá então tomar nota desta receita tão fácil, fresca e muito saudável.


Gelatina de Tutti-fruti com iogurte e raspa de lima:
(para quatro taças)
um pacote de pó de gelatina Tutti-fruti que faça meio litro de gelatina
300 ml água
2 iogurtes naturais (pode ser substituído por coalhada de Kefir)
raspa de 1 lima
quatro folhinhas de hortelã


Prepare a sua bancada e inicie a experiência...
Num copo misturador misturar o pó na água a ferver.
Deixar arrefecer um pouco e juntar o iogurte.
Misturar com a varinha mágica.
Deitar em tacinhas e levar ao frio para solidificar. Na altura de servir polvilhar com raspa de lima e enfeitar com hortelã.





P.S- A gelatina é uma opção muito saudável como sobremesa pois fornece colagénio e também tem poucas calorias, uma porção de 120 gr desta sobremesa  terá aproximadamente 45 Calorias.
É por isso uma bela opção para esta altura do ano em  que não queremos o corpinho a tremer como gelatina :)
Experimente é muito saudável e refrescante! 








Sem comentários:

Enviar um comentário