Domingo acordei a pensar com a sobremesa que iria fazer, usando fruta, mas chegguei à cozinha e só tinha laranjas... As laranjas são suculentas e muito doces mas habitualmente gosto de saboreá-las ao natural.... no entanto, dado o temporal, só podia arranjar uma solução e não conseguia deixar de pensar numa sobremesa. Foi aí que me lembrei, que já tinha visto algures....uma tarte de laranja, tanto procurei que reencontrei no blogue "Côco e baunilha"! Surgiu um novo obstáculo, já tinha a receita, mas faltavam parte dos ingredientes, pelo que tive que adaptar!!!!
A base é sem glúten, feita com aveia e côco e em vez de manteiga usei óleo de côco. Gosto sempre de variar e testar versões mais saudáveis mas se preferirem podem fazer a vossa massa de tarte habitual. Quanto ao recheio fiz um curd de laranja. Decorei com iogurte natural e rodelas de laranja cristalizadas. Tem um sabor intenso e é divina.
Ingredientes:
Massa- 200g de flocos de aveia
- 60g de coco
- 3 c. (sopa) mel
- 1 pitada de sal
- 70g de óleo de coco
- Água fria q.b.
Curd de laranja
- 1 ovo + 4 gemas
- 120g de açúcar (conforme a doçura da fruta)
- 40g de amido de milho (Maizena)
- 1 c. (sopa) de raspa de laranja
- 115 ml de sumo de laranja
- 1 c. (chá) de açafrão (curcuma) em pó (opcional , só para acentuar a cor)
- 1 c. sopa óleo de côco
Preparação:
MASSA
Numa taça misturar a aveia e o côco.
Juntar o óleo de coco, o mel e misturar, juntando água fria, somente o suficiente até conseguir formar uma bola não pegajenta.
Estender a massa e forrar uma tarteira e reservar uns minutos no frigorífico ou congelador.
Picar a massa e levar ao forno pré-aquecido uns 15 minutos (até ficar ligeiramente dourada). Deixar arrefecer.
CURD
Num tacho de fundo espesso, bater as gemas + ovo com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Juntar o sumo e as raspas, o açafrão, o amido de milho e levar a lume médio-baixo, mexendo sempre, até engrossar. No final juntar o óleo de côco e mexer bem. Deixar arrefecer um pouco tapado com película aderente.
MONTAGEM
Distribuir o curd pela base da tarte, alisando. Levar novamente ao forno pré-aquecido cerca de 12 a 15 minutos. Deixar arrefecer e reservar a tarte umas horas no frigorífico para solidificar.
DECORAÇÃO
Para as laranjas cristalizadas, cortar umas rodelas finas de laranja. Levar ao lume 100ml de água + 100g de açúcar e deixar ferver 3 minutos. Colocar as rodelas no xarope e cozinhar cerca de 5 minutos ou até ficarem translúcidas. Retirar com uma escumadeira e deixar secar num prato forrado com papel vegetal.
Sem comentários:
Enviar um comentário